quinta-feira, março 19, 2009

Maná - "Porção de Cada - Dia" - Prosseguindo para o Alvo

Texto Base – Filipenses 3.13 – 14
“Irmãos, quanto a mim, não jugo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Antes de qualquer coisa a ser dita, se faz necessário entender; qual é a “soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, para o homem?

Tenho plena convicção, que a soberana vocação de Deus, para o homem; é a vitória. Deus, estabeleceu sobre o homem a condição de ser vitorioso em tudo, daí a expressão “soberana vocação”. É no que acredito.

Não é à toa, que somos dotados de faculdades que nos permitem, encontrar soluções para as mais complexas situações vividas pelo homem. A história nos mostra a capacidade do homem de se sobressair, de se reinventar, de se redescobrir, de se buscar e criar novas tecnologias, buscando soluções para as situações atuais e promoverem perspectivas antecipadas sobre o futuro.

Hoje, podemos voar, podemos mergulhar em grandes profundidades, podemos explorar o espaço, podemos prever chuva ou sol, os eclipses, e tantas outras coisas. Hoje, já somos capazes de executar todas estas coisas, com quase cem por cento de perfeição.

Verdadeiramente, a isto chamamos; soberania. A soberana vocação de Deus, está em nos fazer alcançar, o inimaginável em todas as áreas de nossas vidas, seja espiritual, conjugal, profissional, acadêmica, etc.

Então, por que em muitas áreas de nossas vidas, somos tão derrotados? Por que somos tão vítimas do fracasso, já que Deus nos estabeleceu sobre a “soberana vocação” da vitória?

A resposta é bem mais simples do que imaginamos, tudo se resume a uma ação de sentido ambíguo. Num sentido está a ação de: esquecer-se das coisas que para trás ficam; e num outro sentido da mesma ação é: avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo.

Quantas vezes em minha vida, fiquei parado perguntando: porque, por que, por quê e porquê.
Não foram poucas as vezes e também não foi pouco tempo. Isto só me trouxe um resultado; absolutamente; nada.

Fiquei estático, buscando uma resposta para o que não aconteceu lá atrás, ou para o quê aconteceu de errado, e automaticamente deixei de prosseguir para o alvo. O resultado foi; frustração, desânimo, estado emocional abalado entre outras coisas, mas o pior de tudo, são as coisas que deixei de conquistar por ter ficado preso ao resultado negativo do passado.

Ao olhar com carinho o que Paulo, o apóstolo, está dizendo aos Filipenses, é então que percebo o grande amor de Deus e o grande projeto d'Ele para mim. Projeto de vitória sempre, mas para ser bem sucedido, eu preciso entender que ficar parado buscando respostas para as coisas que deram erradas, não é a melhor coisa a ser feita.
Paulo, o apóstolo, nos aponta o caminho; deixando e ao mesmo tempo prosseguindo. Idéias antagônicas, que nos elevam ao verdadeiro status na qual devemos permanecer; vencedores em quaisquer circunstâncias sempre.

O quê foi feito de errado, já está no passado, ficar tentando achar resposta é perder tempo e se prender, obstruindo assim, o caminho que precisa ser pavimentado pelo esforço e empenho, para se chegar a vitória que é a “soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus”, para a minha e para sua vida.

Aprender com os erros, não é ficar parado (o que é um grave erro), tentando entendê-los, mas é sim; identificá-los e seguir adiante no caminho, não os cometendo mais, nas novas oportunidades que se levantam pela estrada, que temos de trilhar rumo ao sucesso, em qualquer área de nossas vidas, ao qual estamos fadados, segundo o projeto de Deus, para cada um de nós.

Que Deus, me livre de querer entender o (s) por quê (s), mas que faça de mim um perseguidor contumaz (no melhor sentido do termo), da sua “soberana vocação, em Cristo Jesus”, que é: me fazer alcançar o alvo.

Que Deus, nos abençoe sempre e sempre!
Cleiton Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário