Textos Base – Provérbios 20.18
“Cada pensamento com conselho se confirma; e com conselhos prudentes faz a guerra” e
Provérbios 24.6
“Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros”.
Existe um ditado que diz: “Se conselho fosse bom, ninguém dava; vendia”. Esse ditado, vai totalmente contra os textos citados acima, pois segundo Salomão, (o homem mais sábio que já existiu), que foi quem escreveu esses provérbios, com bons conselhos, estando cercado por bons conselheiros, os projetos se firmam e é possível vencer as guerras.
Você já dever ter visto em filmes de época, quando os reis se preparavam para a guerra, eles sempre cercados de vários conselheiros para indicar-lhe; qual a postura mais correta a ser tomada quanto as várias decisões.
Salomão, está retratando exatamente o que acontecia e acontece nos dias de hoje. Os ministros instituídos, são conselheiros que devem indicar o que é melhor para a nação.
As questões a serem consideradas sobre isso, são: Quem são as pessoas na qual devo me aconselhar? Em qual situação devo realmente agir por conta ou buscar conselho de alguém?
Hoje, vivemos na era onde todo mundo entende de tudo um pouco, sabemos todos os caminhos do sucesso, sabemos como se deve ou não agir em várias situações, seja de uma simples dor de cabeça, (que remédio tomar) a uma separação conjugal ou uma carreira a seguir...
Leda insídia, somos enganados e também enganadores de nós mesmos e dos outros. Não sabemos nos aliançar com pessoas verdadeiramente idôneas, não somos humildes suficientes para enter que pedir, buscar conselhos de pessoas mais gabaritadas que nós, mais experimentadas, é um sinal de inteligência e não de fraqueza como pensamos muitas vezes.
Nos trancamos em nós mesmos, recusando-nos ouvir conselhos dos pais, dos mais velhos, de pessoas que não temos afinidades, só porque somos preconceituosos em relação às suas idéias.
Cercamo-nos de pessoas que nos dizem o que queremos ouvir, e verdadeiramente acreditamos que esses sim; são os melhores conselhos, pois eles vão de encontro não à minha necessidade, mas de encontro ao meu ego.
Nada na vida é tão mais pernicioso do que alimentar meu próprio ego. Satisfazer a mim mesmo é deleitar-me no mais majestoso leito da ignorância e cercar-me da obtusidade da vida.
Um bom conselho faz toda a diferença em uma vida inteira, assim como também um mau conselho faz a diferença. Precisamos filtrar as pessoas na qual buscamos conselhos, precisamos nos cercar de bons conselheiros.
Mas, como saber quem serve para nos aconselhar? São as pessoas na qual vemos bons frutos e isto é fácil de enxergar. Um bom conselheiro conjugal, por exemplo; dever ser alguém que possui um casamento estável e a sua felicidade no relacionamento conjugal é latente.
Um bom conselheiro no mundo corporativo; é aquele que galgou de maneira honrosa cada posição dentro da empresa e através dos seus frutos vemos a empresa crescer.
Bons conselheiros e bons conselhos são aqueles que nos levam a resultados que estão além dos nossos projetos, a esses vale a pena se aliar e dar ouvidos.
Que Deus, faça de mim um conselheiro sábio com excelentes conselhos, para que as pessoas possam elevar-se aos lugares altos.
Que Deus, nos abençoe sempre e sempre!
Cleiton Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário