quinta-feira, abril 01, 2010

O que leva o ser humano ao Sucesso?

Vivemos dias em que a palavra de ordem é vencer, vencer sempre, vencer a qualquer preço, canalisar esforços em busca do vencimento.

Lemos e assistimos a vídeos que nos falam sobre superação, sobre como vencer, como conquistar, como alcançar o sucesso esperado e tão sonhado.

Mas, com tantos livros, com tantos vídeos, com tantas palestras, com tantos treinamentos, a pergunta que fica é: “Porque temos tantas pessoas que fracassam em suas vidas”?

Permita-me mudar a pergunta: “Porque fracasso em meus objetivos”?

Estava folheando o livro de Tiago (Biblia Sagrada), e li algo que deveras me chamou a atenção:

Tiago 1.8 “O homem de coração dobre é incostante em todos os seus caminhos”.

Com toda certeza, ao olharmos com um certo cuidado para o que Tiago escreve, podemos encontrar uma das muitas respostas que nos levam ao fracasso. O que mais me chamou atenção é a ligação que existe entre incostância e fracasso, mas,  mais que isso, rouba a minha paz a dimensão que Tiago dá à situação.
“...em todos os seus caminhos”.

Parece estar clara a idéia que Tiago tem a respeito de sucesso. Tiago já sabia que o sucesso está diretamente e intrinsecamente ligado à persistência e foco.

Uma pessoa que almeja alcançar algo hoje e outra amanhã, certamente não vai chegar em lugar algum. Um coração dobre não se firma, não se concentra, não está disposto a gastar e empreender energia em um projeto, pois quando as dificuldades aparecem, logo se muda de planos e objetivos, logo se muda de foco, logo busca outras coisas mais “fáceis” para realizar, e isto dura até as próximas dificuldades aparecerem. O que certamente irá acontecer.

Os relacionamentos hoje não são assim? Quando os problemas aparecem, a primeira opção é a separação, quando os problemas no ambiente de trabalho aparecem, o melhor é mudar de empresa, quando os projetos começam a dar problemas, o melhor é mudar de projeto.

É a isto que Tiago chama de “coração dobre”. Não há firmeza, não há estabilidade, não há força para proseguir. O pior de tudo isto é o resultado apontado pelo apóstolo; “inconstância em todos os caminhos”.

Cabe aqui uma reflexão pessoal; "ao olhar para minha vida e analisar os projetos em que fracassei, os sonhos que não conquistei, consigo vislumbrar algo em comum entre eles, não houve persistência de minha parte. Vêm à memória o ânimo dobre do meu coração em projetos que iniciei com muito afinco até os primeiros problemas aparecerem".

Hoje, eu sei que não existe um só caso de sucesso no mundo que tenha sido alcançado sem esforço, sem foco, sem empreendimento de; energia, tempo, dedicação, entusiasmo e principalmente constância, e não importa a área, seja pessoal, profissional, conjugal, não importa.

Hoje, ao mesmo tempo que temos livros, treinamentos, vídeos que nos preparam para vencer, temos também a idéia de que tudo precisa ser “fast”, tudo é pra ontem. Não temos tempo para esperar, não temos paciência para preservar, não temos ânimo para superar, porque vivemos na ânsia do aqui e agora, e como na vida real as coisas não funcionam assim, logo vem as frustrações, e as mudanças a todo instante, sempre almejando alcançar o tal sucesso que nunca chega; afinal ninguém alcança o sucesso desistindo no meio do caminho.

Só um alerta para o meu próprio eu: - Desde que o mundo o é, tudo tem seu tempo determinado. Por mais tecnologia que possua, não conseguirei nunca plantar bananas hoje e colher uvas  amanhã. Nunca conseguirei colher num bambuzal belas espigas de milho, sendo assim, ou eu aprendo o que Tiago diz sobre o perigo de se ter um coração dobre, ou vou andar de fracasso em fracasso pulando de uma situação para outra sem resultado algum.

Tiago, indica nas entrelinhas de sua carta, uma entre tantas outras características para se chegar ao sucesso, e isso treinamento nenhum, livro nenhum, vídeo algum pode dar. A mudança do comportamento, a mudança de atitude só pode partir de mim para eu mesmo.

Uma coisa é certa; com ânimo dobre inicia-se muitos projetos, mas não se dá cabo de nenhum deles. Eles não se firmam, não se consolidam, não se tornam referencial de sucesso. Com ânimo dobre a única coisa que se consegue é preencher ainda mais a galeria de nossas vidas de mais um projeto inacabado, cheio de boas intenções, cheio de promessas de bons resultados, mas ao olhar para a estante da galeria só temos os projetos iniciados, e nada mais.

Com toda certeza um dos fundamentos que leva o ser humano a vencer, a chegar, a alcançar, é deixar de ter um coração de ânimo dobre, pois assim o homem se torna firme em suas crenças, seus sonhos, seus objetivos, e a partir daí, dá-se início com passos firmes ao caminho do sucesso com a certeza de que se chegará ao final.

Que Deus abençoe à todos, e que nossos corações sejam firmes sempre. 

                                                                                                                           Cleiton Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário