“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”.
Todo ser humano possui dentro de si o desejo de ser bem sucedido em algum projeto na vida. Seja no casamento, na empresa, na escola, no convívio social. Ser bem sucedido faz parte da necessidade humana e a conseqüência de um bom resultado, traz a tão sonhada felicidade almejada pelo homem.
O primeiro capítulo do livro de Salmos, nos dá uma receita bem básica e simples de se seguir para que esse desejo perseguido pelo homem, deixe de ser simplesmente uma quimera e se torne real.
É importante salientar, que o salmista não está falando de nenhum tipo de religião, e sim de um contato mais próximo com Deus; do que uma simples oração, ou reza, ou ainda oferendas de qualquer natureza.
O salmista fala de saber escolher as amizades, os conselheiros, ou seja, procurar se afastar de pessoas que não podem nos trazer bons resultados em nenhuma área das nossas vidas.
É condição sine qua non para o ser humano, saber escolher as pessoas que deverão freqüentar seu círculo de amizade, sua casa, seu ambiente de trabalho, porque é através dessas mesmas pessoas, que nortearemos nossas vidas.
Ao precisar de um conselho, de uma direção no trabalho, de uma decisão a ser tomada, são as pessoas mais próximas de nós que servirão como nossos conselheiros, sendo assim, qual é o tipo de pessoa que quero pedir ajuda nos momentos cruciais da minha vida?
Pessoas ímpias são aquelas que não acreditam em nada, não acreditam que o ser humano pode fazer algo de bom um pelo outro sem querer nada em troca, são pessoas que não possuem amor, são descrentes de tudo e de todos. Como uma pessoa assim, poderá me fazer acreditar nos meus sonhos e projetos, se essa pessoa é uma descrente em tudo?
Pessoas pecadoras a qual o salmista se refere, elas não estão inseridas num contexto religioso como pensamos. Pessoas pecadoras, são aquelas que não estão preocupadas em realizar seus projetos pautados pela moral, pela justiça, pela sinceridade, pela confiança, ou seja, são aquelas pessoas que passam por cima das outras para chegarem a seus objetivos de qualquer maneira, espalham pelos lugares por onde passam a raiva, brigas, tristezas, confusões, injustiças, e coisas como essas, muito comuns aos nossos políticos por exemplo, sem generalizar. É esse tipo de pessoa que quero escolher para me aconselhar, quando precisar tomar uma decisão importante que pode comprometer meu futuro com minha empresa, minha família, meus projetos?
Pessoas escarnecedoras são aquelas que só estão preocupadas consigo mesmas. Exemplo: Numa entrevista com uma jovem sobre a lei seca estabelecida pelo governo para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito em São Paulo, ao perguntar o que a mesma achava da nova lei, ela respondeu escarnecedoramente: “Para mim não faz diferença, meu pai tem dinheiro para pagar as multas”. O que ela não ponderou, é que todo dinheiro do mundo não pode trazer uma vida de volta, não pode exaurir a dor da perda de um filho, um irmão, um pai, um amigo.
Imagine você, tendo que se deparar com uma pessoa escarnecedora que acabara de causar-lhe uma perda irreparável, e simplesmente ouví-la dizer algo do tipo: “Ah!, fazer o quê já foi mesmo, agora é acionar meus advogados e responder em liberdade pela besteira que fiz”. Pessoas escarnecedoras, são pessoas que seus interesses estão acima dos interesses de qualquer outra pessoa, não importando o quanto ou o quê isso pode custar. É esse o tipo de pessoa que serviria para ser seu amigo?
O salmista fala sobre “meditar na lei do Senhor de dia e de noite”, essa lei nada mais é do que amar ao próximo como a ti mesmo, respeitá-lo, fazer a ele o que você gostaria que fosse feito a você.
Ao fazer isso, você já demonstra que ama a Deus, mesmo que não O conheça, mas já O respeita.
O resultado de uma atitude assim, está bem visível nas palavras do salmista: “..., tudo quanto ele faz será bem sucedido”.
Que Deus me livre dos escarnecedores, dos ímpios e dos pecadores, que Deus me livre de mim mesmo para não me tornar pior que qualquer um deles.
Que Deus, nos abençoe sempre e sempre!
Cleiton Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário